Apesar de ser um segmento forte e imprescindível, a montagem e desmontagem de móveis carece de profissionais qualificados.

Em sua maioria, montadores são prestadores de serviços terceirizados e, em outros casos, colaboradores de empresas especializadas no serviço.

Embora pareça uma profissão sem riscos aparentes, o manuseio de equipamentos cortantes e equipamentos de eletricidade exigem dos profissionais o conhecimento e a utilização de EPIs (Equipamento de Proteção Individual).

É um profissional da área e não sabia disso? Está prestes a entrar neste segmento? Então continue a ler este artigo e fique por dentro das exigências do EPI.

EPI é obrigação de quem?

Sabemos que a proteção individual é fundamental para prevenir acidentes ou diminuir as consequências de um acidente. O que muitos não têm conhecimento é que cabe ao empregador ou contratante exigir seu uso bem como orientar e treinar o colaborador ou contratado.

Seu treinamento deve abranger técnicas de uso e guarda dos EPIs. Ademais, é preciso que o empregador registre formalmente os aspectos legais de treinamento. Em caso de acidentes ou fiscalização no ambiente de trabalho, os documentos estarão a disposição para esclarecer os fatos.

Esse procedimento é mais comum em quando o montador de móveis presta serviços para corporações. Neste caso, o contratante é responsável por manter sua integridade física e mental em boas condições.

Montadores com CNPJ tendem a ter vantagens sob os que trabalham como pessoa física, pois, precisarão apenas reter cópias de alguns documentos exigidos no contrato de trabalho.

Benefícios da utilização dos EPIs

Profissionais habituados neste contexto de qualificação e segurança do trabalho revelam facilidades em se posicionar rapidamente diante de pedidos de orçamento. Esse recurso promove um forte elo de confiança com o contratante, sendo um diferencial no momento de decidir por qual empresa contratar.

Trabalhar por conta, terceirizado ou em empresas especializadas, os montadores de móveis profissionais não se concentram apenas no preço e disponibilidade. Seu profissionalismo externa para a preocupação de sua segurança e dos envolvidos.

Sendo assim, os benefícios de estar regulamentados nas normas de segurança resultam em mais contratações, serviços de qualidade e permanência no mercado. A longevidade de profissionais capacitados supera crises e escassez de serviços.

Quando é necessário utilizar EPIs

Se tratando da montagem e desmontagem de móveis domésticos, de escritórios e locais pequenos, a exigência por EPIs é menos rigorosa, mas obrigatória em sua maioria.

Vejamos a seguir os equipamentos básicos de proteção individual.

  • Capacete de proteção
  • Luvas
  • Protetor auricular
  • Óculos de proteção
  • Máscara

É importante ressaltarmos que o uso dos EPIs é fundamental na prevenção de acidentes, tanto com o profissional quanto para as pessoas ao redor. Por isso, durante a montagem ou desmontagem da mobília é recomendado que somente os profissionais estejam no local. Essa medida visa manter a salvo as pessoas sem o conhecimento necessário em caso de acidente.

A utilização de EPIs em montagem e desmontagem de móveis pode parecer exagero, mas um movimento equivocado durante o manuseio de uma furadeira pode causar ferimentos graves.

Outra situação é a queda inesperada da mobília durante o transporte ou fixação, por exemplo.

É por esses e outros motivos que se recomenda a contratação de profissionais especializados em montagem de móveis. Além de mais seguro para o cliente, a probabilidade de mau funcionamento do produto é reduzida, uma vez que as peças serão montadas de acordo com os manuais e orientações do fabricante.

Conclusão

Buscar por profissionais qualificados e especializados diminui as chances de retrabalho e falhas na operação. Existem muitos anúncios de montadores de móveis amadores, que executam serviços de “freelancer” para garantir uma renda extra.

Por isso, antes de sair contratando por indicação ou por menor preço, é importante conhecer os serviços já prestados, além de buscar mais informações sobre o profissional ou a empresa a ser contratada.

O conhecimento é o grande diferencial dentro do mercado de trabalho. A combinação de qualidade de serviço e segurança mostram a seriedade que tal profissional lida com sua atividade.

A postura profissional diante dos assuntos técnicos, de segurança e de relação humana asseguram resultados de qualidade.

Se você está pensando em adquirir novas mobílias ou transportá-las para outro ambiente, pense bem antes de contratar. Seu produto é um bem precioso para o montador, e a segurança de todos é princípio ético de todo profissional.

 

WhatsApp chat