Há muito tempo os noticiários brasileiros não apresentavam bons números sobre o aumento de empregos em nosso país. Eis que veio uma boa notícia, mais de 170mil vagas ocupadas em empregos formais; trabalhadores autônomos ultrapassam os 24 milhões no país.

Ainda que, mais de 92 milhões de pessoas estejam empregadas, o desemprego no Brasil atinge 12,3% da população. Mas como encarar a falta de oportunidade? E o principal, como criar sua oportunidade?

Neste artigo, vamos apresentar bons motivos para você realizar a qualificação do atendimento na área de montagem de móveis. O segmento vem crescendo e, junto com ele, as oportunidades.

Conceito de qualidade

O que é “conceito de qualidade”? Para muitos, nada mais é do que um produto eficiente ou a prestação de serviço que deu certo. Mas esse conceito vai mais longe, é uma das práticas mais exigidas por qualquer organização.

Alcançar a condição de perfeição é desempenhar a atividade com qualidade, levando satisfação aos clientes externos e aos envolvidos com a operação. Os dois públicos são importantes para as organizações.

A cada bom desempenho, é possível reduzir erros na produção, resultando em menos tempo para correções, evitando desperdícios de tempo e material.

Ao desempenhar um trabalho de qualidade, tanto para o atendente como para o cliente, existirá o sentimento de satisfação, descobrindo assim o segredo para o sucesso.

Na prestação de serviços, como o de montagem de móveis, a qualidade se apresenta de diferentes formas, a maioria intangível, ou seja, não é possível tocá-la. Por isso, é importante que o profissional entenda que, mais do que móveis bonitos, eles precisam ser na medida correta e com todos os detalhes solicitados no fechamento do serviço.

Durante a montagem, o montador deve se atentar tanto em sua tarefa quanto no atendimento, isto é, na relação entre profissional e cliente. Nada adianta um produto excelente se não estiver sendo acompanhado de um atendimento diferenciado.

É preciso agregar valor no momento do atendimento, seja por meio de uma boa lembrança, de um sentimento positivo ou da satisfação pelo serviço.

Vale ressaltar que clientes prestam mais atenção no desempenho das organizações quando algo dá errado do que no serviço bem feito.

A qualidade no atendimento ao cliente

Buscando a excelência em todos os setores da empresa, é preciso se preparar para a inovação. Os diferenciais superam os desafios da concorrência e o fator principal é o atendimento.

Entende-se como atendimento todas as atividades prestadas ao consumidor, desde o nome da empresa, passando pela sua comunicação, até chegar na entrega do serviço.

Um dos processos mais deficientes no mercado, é o atendimento ao cliente, isso é, o diálogo entre colaborador e consumidor.

Separamos algumas características que podem te ajudar a melhorar sua comunicação para com seu cliente. Veja a seguir:

  • Fatores fundamentais: Estar atento a cada movimento e situação. É saber se comunicar com cortesia, simpatia e educação. Cumprir promessas e ofertas anunciadas. É desburocratizar, ou seja, facilitar a vida do cliente.
  • Satisfação: Mesmo em momentos de turbulência, o cliente é sempre bem-vindo. É com você que ele vai encontrar a solução, sendo tratado de maneira personificada e não sendo alvo de promessas falsas.
  • Atendimento: Sensibilidade para entender o que o cliente deseja, aplicando técnicas de relacionamento humano, tendo autonomia para resolver problemas e se relacionar com o cliente do mesmo modo que gostaria de ser tratado.
  • Ambiente: Ambiente limpo, bem organizado, funcional e automatizado. Atendentes bem treinados, com aparência receptiva e uniformizados.
  • Montagem: Profissionais qualificados, com técnicas de relacionamento humano e autonomia para resolução de problemas. É preciso ser organizado, prestativo, responsável e discreto.

Além dos fatores fundamentais para o atendimento ao cliente, é preciso pensar na sua fidelização e também na atração de novos consumidores.

Fidelização do cliente

A fidelidade é um fator de suma importância para as empresas. Contar com cliente fiéis é sinônimo de sobrevida no mercado. A fidelização se apresenta de diversas maneiras: pela compra de produtos ou serviços, recomendações para novos clientes e estão dispostos a cooperar.

Para vencer essa corrida chamada concorrência, não basta prestar o melhor serviço, é preciso apresentar um atendimento diferenciado. Mas como fazer isso?

  • Aplicar os Fatores fundamentais citados acima;
  • Extrema atenção aos detalhes;
  • Todos da empresa mostram satisfação;
  • Comunicação integrada entre empresa e os colaboradores;
  • Recompensa, reconhecimento e comemoração;
  • Todas as pessoas são importantes;
  • Todos os projetos são únicos.

É neste momento que a criatividade se fortalece e ganha vida. Todas as ideias para melhorar o relacionamento entre empresa e cliente não pode ser descartada, mas sim, aproveitada.

O dinamismo no momento do atendimento encanta clientes, motiva colaboradores e fortalece a relação com fornecedores.

Nem sempre as necessidades dos clientes serão atendidas, mas ao se concentrar em fazer o possível para conservá-los, novas soluções aparecem e as chances de tê-lo para a vida inteira aumentam.

“O custo de atrair um novo consumidor é cinco vezes maior do que um custo de manter um consumidor fiel” – (MAGALHÃES, 2006, p. 78).

Sempre que estiver em dúvida entre reter um cliente ou atrair um novo consumidor, lembre desta frase. A capacitação no atendimento ao cliente, além de mais eficiente, exige um investimento mais baixo.

Saiba o que o cliente quer

O processo de qualificação no atendimento ao cliente é mais do que técnicas de relacionamento humano. Antes de aperfeiçoar essa área da empresa, é preciso entender o que o cliente quer.

Ao procurar pela sua empresa, ele desejar ser bem atendido, ser importante, ser único. Por isso, satisfação e qualidade caminham juntas. O sucesso é o resultado dos ganhos em que o cliente obteve com seu serviço.

Na montagem de móveis, podemos exemplificar com a qualidade do material combinado com a precisão nos detalhes e eficiência na montagem. Resultado, um guarda-roupa bonito, funcionando perfeitamente e com longevidade.

Esse sucesso, porém, só é possível quando a empresa entende seu público, compreende o papel da organização no sonho do consumidor e qualifica seus profissionais para que ajam de acordo com as orientações.

A capacitação dos colaboradores para um atendimento de excelência é fundamental para o sucesso das empresas. Em um setor onde o contato com o consumidor é indispensável e constante, tanto empresa quanto o profissional de montagem de móveis precisam entender seu papel no processo de qualidade e satisfação ao cliente.

Se você é um empreendedor, lembre-se, investir na capacitação de seus colaboradores é mais barato do que atrair seus clientes. Ademais, as chances de reter o consumidor são maiores.

Agora, se você é um profissional na área da montagem de móveis, seja autônomo ou não, invista na sua carreira. Procure capacitar-se tanto no aspecto técnico da profissão quanto em técnicas de relacionamento humano.

O marketing pessoal é um grande aliado na busca pelo sucesso, bem como na fidelização de clientes e permanência no mercado de trabalho.

 

 

 

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