1. Escolher móveis de menor dimensão
O erro mais comum é querer colocar os móveis de uma mansão dentro de um apartamento pequeno . Conscientize-se de que não cabe, e mesmo que caiba, não adianta ter móveis grandes e pouco espaço em volta deles.
A mesa de jantar é sempre uma questão importante a ser avaliada, porque todos querem ter espaço para receber os amigos e fazer uma refeição e confraternizar. A nossa dica é, escolha uma mesa pequena. Pense que na grande maioria do tempo vocês não terão visitas e terão mais espaço livre. Nos dias em que for receber alguém, deixe a opção de usar um balcão ou juntar outra mesinha.
2. Utilize espelhos
Espelho em casa ajuda a dar efeito de ambiente maior todos já sabem, mas a maioria tem medo de usar. Encher a casa de espelhos não é muito agradável no dia a dia, porém colocar espelho em alguns lugares fica charmoso. Aconselhamos a colocar espelhos em áreas em que você não vai ficar muito tempo, se for fazer uma parede inteira de espelho, prefira a sala de jantar. No quarto ou sala de televisão vai acabar incomodando. Caso não queira uma parede inteira, um grande espelho apoiado no chão já é o suficiente.
3. Móveis multiuso
As vezes não conseguimos ter todos os ambientes que desejamos. Nessas horas vale a pena investir em móveis que transformam de uso conforme as suas necessidades. Sofás cama, mesa lateral que vira mesa de jantar, escada com gavetas…
4. Evite coisas no meio do caminho
Para não se sentir desconfortável dentro do seu apartamento, evite barreiras visuais. Quanto mais abertos e integrados forem os ambientes maior a sua impressão do espaço. Utilize móveis baixos ou vazados para separar os ambientes, dessa forma não obstrua a passagem.
5. Posição do móveis e altura
Uma opção maneira de otimizar espaço é verticalizar. Se tiver altura suficiente, faça um mezanino. Se o pé direito no mezanino não ficar muito alto, a melhor opção é usar essa parte superior para o quarto. Como passamos menos tempo na cama, a não quando dormimos, o que não conta, a altura do teto não vai incomodar se for um pouco mais baixa do que o normal.
6. Utilize cada canto
Um problema é encontrar espaço para armazenar todas as nossas coisas. E não estamos falando apenas de roupas, uma casa exige muitas coisas que ocupam espaço como roupas de cama, panelas e produtos de limpeza.
A dica é, aproveite cada canto. Alguns espaços não são aproveitados como devido, coloque armários nas quinas, prateleiras nos cantos, até pendura dores de bolsa e casacos ajudam na organização. Dica, prefira prateleiras a gavetas, as gavetas ocupam mais espaço.
7. Utilize uma paleta de cores neutras
Cores neutras e claras ajudam a manter o ambiente iluminado e por isso são uma ótima pedida para apartamentos pequenos. É claro que você não precisa ter a casa inteira branca ou em tons de cinza, pode usar cores sim! Pense em manter a cor predominante em tom neutro e use cores para decorar, nas almofadas, poltrona, tapete, quadros, etc.
8. Valorize a iluminação natural
Como mencionamos no item acima, a iluminação é muito importante em ambientes pequenos, um ambiente escuro dá a impressão de ser ainda menor. Invista nas aberturas, com grandes janelas o menor dos ambientes vai ficar aconchegante. Se a iluminação natural não for uma opção, capriche na iluminação artificial.