Você é daqueles que se aventuram como montador de móveis nos finais de semana? Ou se arrisca na montagem do berço para impressionar a mamãe de primeira viagem? Sabemos que muitas pessoas, para economizar, se jogam no mondo da movelaria e preferem montar sua própria mobília.
Não há nada de errado nisso, a não ser que, como em muitos casos, a pessoa não tenha habilidade para o serviço. Sendo assim, coloca em risco não só sua integridade física, como ainda pode danificar o produto.
Agora se tratando de pessoas com afinidade para a atividade ou profissionais da área, é preciso atentar-se nas ferramentas necessárias para uma montagem completa e bem-sucedida.
Confira algumas dicas de como se preparar antes de iniciar a montagem de um móvel. Saiba também quais as ferramentas devem acompanhar um montador profissional.
5 dicas para montar seu móvel com sucesso
- Preparo o ambiente antes de começar e monte a peça no cômodo certo. É fundamental que local seja plano e extremamente limpo. Aproveite as caixas para forrar o chão e protege-lo, assim como o produto. No caso de itens grandes, é recomendado que a montagem acontece já no ambiente destinado a eles, evitando arranhões durante o transporte.
- Reserve um tempo só para isso e termine no mesmo dia. O processo de montagem é minuciosamente detalhado, por isso, é importante que reserve um tempo para a tarefa, mantendo todo o foco em cada parte trabalhada. Comece e termine no mesmo dia para evitar a bagunça do local e também a perda de peças pequenas.
- Antes de começar, certifique-se que é capaz de montar o móvel e confira as peças descritas na embalagem. Essa dica é válida tanto para montadores profissionais ou não. Nem todos os profissionais lidam com a variedade de produtos disponíveis no mercado, pois se especializam em uma categoria. Por isso, antes de contratar, pergunte se ele tem experiência com tal mobília.
- Leia o manual, compreenda-o e junte as ferramentas certas. É importante que o manual seja lido e compreendido, pois é a partir dele que o móvel é montado. Feito isso, junte as ferramentas necessárias para manusear as peças descritas no manual.
- Cada peça tem sua função e característica diferente. Ou seja, fique atento para utilizar a ferramenta correta para cada tipo de peça. Se fixada de maneira errada, comprometerá o funcionamento ou fixação do produto.
Seguindo esses 5 passos, agora é hora de colocar a mão na massa e parar somente depois de finalizar a montagem. Alinhe bem portas e gavetas, para garantir perfeito funcionamento. Além disso, certifique-se da posição correta antes de fixar o móvel na parede, se for o caso.
Se você optou por contratar uma empresa de montagem de móveis, acompanhe todo o processo e lembre-se das dicas acima. Entender o trabalho que está sendo executado permite uma melhor compreensão do serviço prestado pela empresa e permite que o cliente tenha a liberdade de tirar dúvidas importantes antes da finalização da montagem.
A seguir, acompanhe quais as ferramentas necessárias para se ter em casa e também que todo montador de móveis deve carregar consigo.
Quais ferramentas devem acompanhar um montador de móveis
Antes de mais nada, é importante reforçar a importância da contratação de um montador profissional. Em casos de itens maiores, como guarda-roupas, beliches, armários de cozinha, os manuais podem até serem claros, mas nem sempre será uma montagem de sucesso.
Um profissional tem a capacidade de montar a mobília em menor tempo e com a máxima segurança, tanto para as pessoas quanto para o funcionamento do produto. Por isso, é importante avaliar a participação da mão de obra especializada antes de começar uma tarefa que exige conhecimento.
Sabendo disso, vamos conhecer o que há dentro da caixa de ferramentas de um montador profissional.
- Luvas
- Óculos de proteção
- Pregos
- Martelo
- Parafusadeira
- Cola
- Trena
- Alicate universal
- Chave ajustável
- Chaves Allen
- Chaves de precisão
- Soquetes
- Parafusos autoatarraxantes
- Buchas plásticas
- Pregos galvanizados
- Estilete
- Fitas isolantes
- Chaves de fenda
- Chaves Philips
Você deve estar se perguntando “Só isso? E as peças do meu mobiliário?”. Essas são as principais e essenciais ferramentas que um profissional deve ter. Quanto as peças do móvel a ser montado, por estarem junto ao produto, não é dever do montador tê-las em prontidão. Contudo, bons profissionais carregam consigo peças reservas, para caso de emergência ou imprevistos.
Utilizar as ferramentas adequadas para cada tipo de material e produto é fundamental para garantir o bom funcionamento e manter o visual do móvel intacto, sem alterar sua cor ou peças aparentes.
Antes de iniciar qualquer montagem em sua casa, leia atentamente ao manual do produto e certifique-se de ter todas as ferramentas necessárias. Caso contrário, procure um profissional e conte com a segurança e conforto que só os especialistas garantem.
Não arrisque seu dinheiro, seu produto e a sua felicidade em adquirir um novo produto. Ligue para (12) 98844-2332, peça seu orçamento e tenha a certeza de escolher uma empresa comprometida com a sua satisfação.